POESIAS EM FOCO

segunda-feira, 21 de junho de 2010

QUERO VOLTAR AO PASSADO

Quero voltar ao passado correr com
meus pés no chão jogar de bilas e de
dados brincar com meu rolimã ir prá
quermesses aos sábados juntinho com
meus irmãos

Quero beber tubaína vê a bandinha passar
vê o corpo da morena no coreto a desfilar
vê todo povo vibrando com o som do
zabumbar

Quero criar os meus textos, na máquina
datilografar, sem o tal vírus de agora prá
meus versos estragar; jogar de bola
de meias e de Vai e Vem brincar

Quero vesti suspensório assistir a barba azul
vê o domingo no parque calçar o meu
bamba azul correr na Caloi dobrável e
assistir Rá- tim -bum

Quero com meu Playmobil me diverti pra
danar assistir qual é a música, vê os menudos
cantar curtir o Globo de ouro e o
Daniel Azulay

Quero com vovó Mafalda em seu ferro
engomar, com minhas miniaturas de
coco-colo brincar, quero assistir o He-man
por poderes proclamar...

Quero Junto com o chacrinha sua buzina
tocar, o troféu abacaxi pra plateia
irei jogar vê a Rita Cadilac se rebolar
pra danar.

Quero com o fittipaldi num grande prêmio
correr raspar a barba do falco e na vitrola
escolher, meu long play preferido, e meu
*Pisang Ambom* beber.


PS. Essa poesia surgiu de um papo que tive ontem a noitinha com meu filho mais velho de 15 anos de idade Vanderson. Após o jantar como de costume sentamo-nos no alpendre de casa namorando aquele luar lindo que nós Cearenses temos o privilégio de ter, e se é no sertão fica muito mais bonito. Foram horas seguidas de conversa sobre a vida. Contei- lhe dos meus amores das minha desilusões, de glórias e dessabores quando jovem assim como ele, etc. Como todo adolescente é curioso, Surgiu em meio ao papo perguntas sobre minha infância: Brinquedos, músicas da época, filmes, Programas de TV, etc. Ao encerrarmos aquela conversa que achei ter lhe servido como aprendizado, ELE virou-se prá mim e disse _ Puxa vida pai; que tempo mais sem graça, esse seu tempo de menino!!!. Virei-me pra ele “Fumando numa Quenga” , e como bom Aquariano que sou perguntei-lhe: - E tu meu moço que História vai ter que contar prá teus filhos e netos no futuro? Que venda tu vai colocar nos olhos deles para que não vejam o que o degradante moderno vem fazendo no mundo atual? Sai zangado por perder meu precioso tempo, que não foi perca total porque a conversa rendeu-me a inspiração prá essa poesia.

Todos os Direitos Reservados ao Autor

Vantuilo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário