POESIAS EM FOCO

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VELHICE




VELHICE

A terna aurora da minha infância
Deixou meu corpo se encarquilhar;
No céu nublado da minha inconstância
Vou tateando pra ela encontrar.
...
Minhas moletas a galgar no tempo
Deixaram rastos de grandes paixões,
De tempos idos que alargam meus dias,
E abstém-me da sofreguidão.
...
E o carrossel da vida girando...
Deixando vivos o legado meu,
E na turves dos meus passos incultos
Vou tropeçando em busca do meu Eu...
...
E a afável moenda do tempo,
Até me trouxe a consolação,
Pois bem já sei que o ápice da vida
Por mim passou e não volta mais não.

***

Ps. Esta poesia foi inspirada no relato de D. Esmeralda, uma Senhora de Oitenta e Seis anos, que vive em um desses asilos de idosos aqui no Ceará. Ela contou-me com detalhes os sabores e dessabores da sua vida.











Um comentário:

  1. Boa noite, Van. Uma poesia linda e respeitosa. Devemos dar crédito aos idosos, à sua sabedoria, que independe de formação acadêmica, pois eles têm em si, a sabedoria que acumularam com suas experiências ao longo da existência.
    Se ouvirmos os seus sábios conselhos, teremos a chance de errar muito, mas muito mesmo!
    Enfim, é uma questão de escolha.
    Essa senhora deve ser antes de qualquer coisa uma guerreira!
    Com certeza ela deve ter uma riqueza maravilhosa para dividir.
    Não sei se um asilo seja um lugar bom, penso que é melhor o idoso viver com a família, mas sei lá o porquê de isso não ocorrer.
    Mesmo com muitas adversidades, seria bom que o idoso fosse respeitado nos asilos, e em qualquer lugar.
    Espero que ela seja bem tratada!
    Mande um beijo para ela, caso a encontre, e tudo de bom!

    OBS:O meu avô tem 90 anos de idade, é lúcido, e mora conosco.
    É amado por todos, e penso que assim deva ocorrer com todos os idosos!Quando operou a perna, tivemos que nos revesar para cuidar dele, foi um período bem difícil, porém conseguimos!
    Parabéns pela postagem!
    um beijo, e excelente fim de semana de paz!

    ResponderExcluir